Bem-vindo(a) ao servidor da Comunidade Minecraft Portugal! Somos caracterizados como sendo um servidor orientado para Survival PvE com uma vertente para Economia. Servimo-nos também do plugin Factions como um importante recurso para proteger o teu terreno de pessoas indesejadas; no entanto, não existe PVP no servidor e não pretendemos que se criem guerras entre facções, proporcionando assim uma experiência de pacífica e harmoniosa comunidade entre jogadores e incentivando à liberdade criativa.

Regras

As regras do servidor podem ser consultadas aqui. Jogar no mcpt.eu é uma consequência directa da aceitação das mesmas. Recorda-te que a responsabilidade pelo bom uso da tua conta é TUA.

Como começar a jogar (spawn inicial e mundo survival)

Primeiro, há que fazer o registo aqui. Dentro de momentos, receberás um email – recomenda-se uma leitura atenta do mesmo pois tem instruções importantes.

Segundo, o endereço do servidor é mcpt.eu (basta isso). E lembra-te, o nome que usas no launcher do jogo tem de ser EXACTAMENTE IGUAL ao que utilizares para efectuar o registo no servidor. CAPSLOCK incluído. Recomenda-se o login pelo site do servidor, mas há a possibilidade de fazer login quando te conectas directamente no servidor (/login [pass]).

O mundo inicial do servidor chama-se LIMBO (ou Vila Morena). É o spawn inicial e o ponto de acesso a várias funcionalidades do servidor.
Explora o Limbo, encontrarás um mercado livre, comerciantes, tesouros e mini-jogos secretos! O edifício principal é a Igreja e aqui situam-se os pontos de acesso ao mundo survival actual, Amália. Tens 4 pontos que te transportam para lá: o Norte, o Sul, o Ocidente e o Oriente.

Depois de atravessares o portal que te leva até ao Amália, encontrar-te-às num edifício cuja área em redor se encontra protegida (100 blocos de raio). Quando ultrapassares os limite desta área, receberás uma mensagem no chat a dizer “Estás de saída da área protegida”. Isto significa que além deste ponto já podes ir à tua vida e começar a construir. 🙂

Podes consultar o mapa do servidor actualizado em tempo real no painel do servidor.

Facções (ou como proteger o teu terreno)

O que são “facções”?

Talvez a melhor definição seja o teu clã, família in-game. Podes criar ou juntar-te a alguma já existente. Por defeito, a entrada para uma facção requer um convite prévio. Estes são alguns dos comandos que deves ter em conta:

/f create  - Criar facção 
/f claim   - Reclamar terreno da Zona Livre
/f unclaim - Devolver esse terreno à Zona Livre
/f invite  - Convidar alguém para a tua facção
/f join    - Aceitar o convite
/f promote - Atribuir mais permissões a um jogador
/f leader  - Alterar a liderança da facção
/f leave   - Sair da facção

Entre outros. Podes encontrar mais informação aqui e aqui.
Agora, podes e deves ter em atenção quem convidas para a tua facção. Existem formas de limitar a interacção de outros jogadores. Vê no link anterior a secção “Permissões”.

Power

O power é a tradução do teu tempo online de jogo. Quanto mais jogas, maior será o teu power, até um máximo de 85 por jogador. Ganhas 1 ponto de power por hora, mas, se morreres, perdes 2.
É o power que te permite expandir o terreno que tens protegido. No entanto, se morreres, o que já tens com claim não irá desaparecer.

A minha facção deixou de estar protegida?

Regra dos 4 meses. Um jogador que deixe de iniciar sessão no servidor por mais de 4 meses é considerado inactivo e automaticamente abandona a facção onde está inserido. Se acontecer isto com TODOS os jogadores dessa facção, ela irá desaparecer.
Hint: se tens uma vida muito ocupada, tenta dar um salto pelo servidor de vez em quando para manter a tua conta activa.

Teletransporte

Não existe teletransporte entre jogadores. O que se quer é uma experiência o mais próxima possível do minecraft original. Mas há 3 comandos úteis:

/home          - Teletransportar o jogador para a sua home (último local onde dormiste)
/f home        - Teletransportar o jogador para a home da sua facção
/f sethome     - Definir a home da facção, ficando definida para todos os seus membros
/limbo, /spawn - Teletransportar o jogador para o Limbo

Para definires a tua home, clica numa cama. E já está! Para definires a home da facção, colocas-te no sítio que queres e no qual já tenhas claim feito e escreves /f sethome. Pronto! O comando /limbo leva-te para igreja do mundo Limbo.

Existe um cooldown partilhado nos comandos de 30 minutos. Requer criar estratégias in-game.

Deadbolt (como proteger baús e containers)

Como complemento às facções, existe o Deadbolt. Isto pode ser aplicado a quase tudo. Basicamente, utiliza-se uma tabuleta para colocar algo “privado” – baús, portas, o que quiserem. Basta clicar com o botão direito do rato sobre uma tabuleta, abrir depois a linha de comandos e escrever /deadbolt [linha] [nome]. Desta forma, podes também adicionar mais do que uma pessoa para quem esse item fica privado.

Economia

O escudo voltou 🙂 Ganhas dinheiro com matança de mobs (mas atenção que há limitações no que toca às mob farms). Só mobs agressivos é que dão dinheiro. Depois de teres juntado algum, podes dirigir-te até à casa do comércio do Limbo onde encontrarás itens que outros jogadores colocaram à venda.

/fe help, /money help     – ver os comandos relacionados com o dinheiro
/market help              – ver os comandos relacionados com o mercado
/market create            - colocar um item à venda no mercado

Se quiseres vender um item, lembra-te que terás de segurar esse item na tua mão e tens de estar perto do mercado do Limbo para o fazer. O mercado cobra uma taxa por venda.

Tickets (como pedir ajuda ao staff)

Precisas de ajuda? Utiliza o sistema de tickets para solicitar apoio dos administradores ou moderadores.

/ticket [descrição] - Abrir um ticket de ajuda com a descrição do teu pedido.
                        Por exemplo: /ticket Roubaram-me diamantes deste baú.
/tickets            - Ver uma lista dos tickets que criaste
/checkticket        - Ver detalhes sobre um dos teus tickets
/delticket          - Apagar um ticket de ajuda

Em caso de grief ou noutras situações em que seja importante para os administradores saber a localização de algo, lembra-te de te colocares no local exacto da ocorrência, visto que a tua localização fica gravada junto com o ticket.

Os administradores irão rever o teu ticket com a maior brevidade possível, mesmo que já te encontres offline. Faz /tickets e /checkticket para ver se te deixaram alguma resposta.

Chats

O servidor conta com um canal de IRC próprio. Mas, dentro do jogo, para facilitar a comunicação e evitar encher o canal global do servidor com conversas que se destinam especificamente a um número restrito de jogadores ou entre facções, existem várias opções:

/ch g    - Chat global, ligado ao canal de IRC
/ch f    - Chat privado da tua facção
/ch fa   - Chat entre as tuas facções aliadas
/ch l    - Chat local (dentro de um raio de 50 blocos)
/w, /msg - Enviar uma mensagem  privada a um jogador
/r       - Responder a uma mensagem privada

O que não se deve fazer (coisas que podem levar a kicks e bans)

  •  GRIEF pode ser considerado como a destruição intencional do território de outro jogador. Regra n. 3: “Não faças grief, seja lá em que circunstância for – isto inclui o uso de lava, TNT, água ou qualquer outra coisa para efeitos destrutivos. “Vingança” não é justificação para desobedecer a esta regra”.
    Se aconteceu, cria um ticket (ver “Tickets” acima). Mas atenção às facções aliadas e aos elementos da tua facção. Faz escolhas ponderadas – nem tudo no fundo é grief, apesar de o parecer.
  • UTILIZAÇÃO ABUSIVA DO CHAT GLOBAL existem múltiplas opções de chat que devem ser usadas – portanto, usa 🙂 Ninguém gosta de CAPSLOCK, spam spam spam spam nem de publicidade a outros servidores por aqui… nem asneiras ou insultos ou discussões de telenovela
  • CONSTRUÇÕES WTF? estradas de terra de um bloco de largura pelo oceano, torres de 1 bloco (ou 2 ou 3) de cobblestone até y>250, cubos imensos de cobblestone (ou dirt, ou o que seja), etc etc— preza-se a imagem global do servidor. Nos casos que o justifiquem, os administradores tentarão falar contigo sobre o assunto. Mas não te espantes se algumas coisas desaparecerem.
  • No fundo, tem em atenção que ao jogares em multiplayer, tudo o que fazes irá afectar o mundo. É o chamado pensamento global. Se te meteres a fazer mob farms à desgarrada, isso irá afectar a experiência dos outros jogadores. Quando se  justificar, algumas construções poderão ser eliminadas.
  • Não se irá tolerar a presença de utilizadores de x-ray – isto dá direito a ban permanente do servidor.

Como deixar sugestões

O fórum é o sitio indicado, mesmo que nenhum dos administradores responda, o post é lido. E várias vezes debatido por outros jogadores. Se quiseres contactar-nos podes utilizar este formulário ou directamente através do email mail@mcpt.eu.

Planeamento futuro do servidor

Lê  o post do Deevian para te actualizares sobre o que a comunidade pretende fazer e acrescenta o teu contributo.